top of page

Atendimento Psicológico Online

A psicologia online já foi estudada por diversos psicólogos e inclusive já foi atestada pela tese de doutorado da Dra. Maria Adélia M. Pieta. Onde após longo período de análise chegou à conclusão de que “a relação terapêutica na psicoterapia pela internet pode equivaler à da psicoterapia presencial” e “tratamentos online mostram-se efetivos”.

Mas é uma pena que o Brasil ainda está engatinhando nesse segmento se comparado com outros países, por exemplo, na Escócia, pacientes que sofrem de Pânico retiram a senha para realizar o atendimento psicológico online no posto de saúde.

Legal, né? Aqui também poderia ser assim.

Na Austrália, Estados Unidos e Reino Unido, há evidências a favor da terapia online, pois são países que praticam essa modalidade há muitos anos de forma legalizada.

Pesquisas realizadas por esses países, têm mostrado que a psicoterapia pela internet é efetiva, amplia o acesso à terapia e diminui seus custos, além de ter apresentado resultados muito positivos nos tratamentos de ansiedade, depressão, pânico, estresse pós-traumático e transtornos alimentares, dentre outros transtornos.

Essas pesquisas realmente são de enorme riqueza para a nossa comunidade, mas independente disso, permita-se conhecer e ter sua própria percepção. Pela minha experiência com o atendimento online, já tive casos de clientes que apresentaram melhor resultado no atendimento por Skype, em vez do presencial.

Claro, cada caso é um caso. Não vamos generalizar.

Mas quero dizer que sim, o atendimento online funciona muito bem e já provou a qualidade dos seus resultados. Tanto é que o próprio Conselho Federal de Psicologia permite a realização dos atendimentos psicológicos mediados pela internet. Isso, por si só, já deveria ser o suficiente para eximir qualquer tipo de dúvidas sobre a eficiência desse tipo de atendimento.


bottom of page