O que causa distúrbios de sono?
Distúrbios do sono consistem nas dificuldades relacionadas ao sono. O sono tem quatro fases, e cada uma delas é responsável por uma atividade diferente. Dificuldades em qualquer uma das fases do sono pode trazer prejuízos a curto e longo prazo.
Tipos
Mais de 100 distúrbios do sono e do despertar já foram identificados. Eles podem ser agrupados em quatro categorias principais:
Dificuldade de adormecer ou permanecer dormindo
Problemas para permanecer acordado
Problemas para conseguir manter uma rotina regular de sono
Comportamentos incomuns durante o sono.
Dificuldade para adormecer ou permanecer dormindo
A insônia inclui qualquer combinação de dificuldade para adormecer, para permanecer dormindo, falta de sono intermitente e despertar nas primeiras horas da manhã. Os episódios podem aparecer e desaparecer (transitório), durar até duas ou três semanas (curto prazo) ou ter longa duração (crônico).
Fatores comuns associados à insônia:
Doença física
Depressão
Ansiedade ou estresse
Ambiente insatisfatório para o sono (p. ex.: com barulho ou luz excessiva)
Cafeína
Álcool ou outras drogas
Uso de determinados medicamentos
Fumo em excesso
Desconforto físico
Cochilos durante o dia
Deitar-se cedo
Passar muito tempo acordado na cama.
Comportamentos que perturbam o sono
Os comportamentos anormais durante o sono são chamados de parassônia e são muito comuns em crianças. São eles:
Terrores noturnos
Sonambulismo
Distúrbio comportamental do sono REM (um tipo de psicose na qual a pessoa "representa" seus sonhos de uma forma tão violenta que ela pode machucar a pessoa que dorme ao seu lado).
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.